Variáveis ReadOnly – C#

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A variável readonly é um modificador que você pode usar em campos para definir valores de um tipo específico em sua programação ao utilizar C#. Quando uma declaração de campo inclui um modificador readonly, as atribuições para a variável podem ocorrer somente como parte da declaração inicial ou em um construtor na mesma classe.

Resumindo, a variável readonly ou na tradução ( somente leitura ) não pode ser atribuída com valores fora de seu construtor de classe ou da sua declaração inicial. Vamos a um exemplo prático:

    class Idade
    {
        readonly int _ano;
        Idade(int ano)
        {
            _ano = ano;
        }
        void MudarAno()
        {
            //_ano = 1967; // Erro de compilação caso você descomentar.
        }
    }
    

Neste exemplo, o valor do campo ano não pode ser alterado no método MudarAno, porque ele não está no construtor da classe.

Você pode atribuir um valor para uma variável readonly apenas nos seguintes contextos:

  • Quando a variável é inicializada na declaração, por exemplo:

    public readonly int y = 5;
    
  • Para campos státicos:
    public static readonly uint timeStamp = (uint)DateTime.Now.Ticks;
    
  • Ou neste seguinte exemplo que traz os todos os casos :
     public class ReadOnlyTest
        {
           class SampleClass
           {
              public int x;
              // Inicializa o campo readonly
              public readonly int y = 25;
              public readonly int z;
    
              public SampleClass()
              {
                 // inicializa o campo readonly pelo construtor
                 z = 24;
              }
    
              public SampleClass(int p1, int p2, int p3)
              {
                 x = p1;
                 y = p2;
                 z = p3;
              }
           }
    
           static void Main()
           {
              //alimenta os campos com valores por uma nova instancia de classe passando
              //paramentros pelo construtor
              SampleClass p1 = new SampleClass(11, 21, 32);   // OK
              Console.WriteLine("p1: x={0}, y={1}, z={2}", p1.x, p1.y, p1.z);
              SampleClass p2 = new SampleClass();
              p2.x = 55;   // OK
              Console.WriteLine("p2: x={0}, y={1}, z={2}", p2.x, p2.y, p2.z);
           }
        }
        
    

Viu como a linguagem C# é cheia de segredos interessantes que acabam sendo úteis em alguns casos?

Artigo de referência: MSDN

Um bom final de semana a todos!

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Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com