Truncando strings e adicionando “…” ao final do texto com JQuery

0

Trabalhar com strings as vezes pode ser um pouco trabalhoso. São inúmeras utilizações em toda web, e as vezes precisamos apresentar o mesmo texto de N maneiras para o usuário.

Hoje irei mostrar como truncar uma string com Jquery e adicionar o reticências nela para melhor visualização. Veja a função Jquery:

<script type="text/javascript">
    $('.texto').each(function () {
        $(this).text($(this).text().substring(0, 10) + "...");
    });
</script>

Vamos ao entendimento desta função:

  • Ela faz um loop em todos elementos da página que possuem a classe texto, e retorna somente os primeiros 10 caracteres do mesmo, adicionando “…” ao final do texto.
  • Vantagem: Simples de utilizar, e você não corre o risco de cortar nenhuma tag html caso seu texto venha de um bando de dados por exemplo.
  • Desvantagem: Não é performática! Loops em Jquery atrapalham (e muito) a performance da sua página, por isto use com cuidado.

Enfim, por hoje é só! 🙂

Um abraço a todos.

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com