Graph Databases – Visão geral sobre Neo4J

0

Recentemente estive ausente do blog pois muita coisa aconteceu na minha vida tecnologicamente falando, e pretendo correr atrás do prejuízo, retribuindo todo o conhecimento que adquiri em forma de posts! 😀

Se você conhece banco de dados estruturados (SQL Server, ORACLE, PostGree. MySQL, etc.. ), seja bem vindo a um novo paradigma, o Neo4j. O objetivo deste artigo é apresentar de forma simples esta tecnologia.

O que é Neo4j?

Patrocinado pela Neo Tecnology, Neo4j é um banco de dados NoSQL gráfico open-source implementado em Java e Scala. Com inicio de desenvolvimento em 2003, tem sido acessível ao público desde 2007.Neo4j é usado hoje por centenas de milhares de empresas e organizações em quase todas as indústrias. Os casos de uso incluem matchmaking, gerenciamento de rede, software de análise, investigação científica, roteamento, gestão organizacional e de projeto, recomendações, redes sociais, e muito mais.

Neo4j implementa o Modelo Gráfico imóvel de forma eficiente até o nível de armazenamento. Ao contrário de processamento ou bibliotecas na memória gráfico, Neo4j fornece características de banco de dados completos, incluindo ACID cumprimento operação, suporte de cluster e tempo de execução de failover, tornando-o adequado para usar dados do gráfico em cenários de produção.

neo4j-nosql

Iremos falar sobre a implementação do Neo4J em breve onde trarei detalhadamente como fazer sua utilização

Por hora quem quiser conhecer mais basta acessar : http://neo4j.com/download/

Um abraço!

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com