O que é MongoDB e porque usá-lo?

0
MongoDB é um dos mais populares de banco de dados. E disparado o mais famoso NoSQL no mercado. O mesmo é open-source e escrito em C ++.
Desde fevereiro de 2015, MongoDB ocupa a quarta posição no ranking mundial. Ele foi desenvolvido pela empresa 10gen inicialmente, que é hoje conhecida como MongoDB Inc.
mongodb codigosimples
MongoDB é um banco de dados orientado a documentos que armazena dados em documentos JSON com esquema dinâmico. Isso significa que você pode armazenar seus registros sem se preocupar com a estrutura de dados, como o número de campos ou tipos de campos para armazenar valores. Os documentos do MongoDB são semelhantes aos objetos JSON.
mongodb2
MongoDB é um banco de dados multi-plataforma NoSQL, que pode ser executado em Windows, Linux e Mac etc. Ele suporta linguagens de programação mais populares, como C #, Java, PHP, Javascript, NodeJs, Python e muito mais! 

Porque MongoDB?

Como você sabe, RDMS guarda dados em tabelas formatadas e utiliza linguagem de consulta estruturada (SQL) para consulta de banco de dados. RDBMS também tem esquema pré-definido com base nos requisitos e um conjunto de regras para definir as relações entre os campos em tabelas.

mongodb why use
Mas MongoDB guarda dados em documentos ao invés de tabelas. Você pode alterar a estrutura de registros (que é chamado como documentos no MongoDB) simplesmente adicionando novos campos ou excluindo os existentes. Esta capacidade do MongoDB é útil para representar relações hierárquicas, para armazenar matrizes, e outras estruturas mais complexas de uma maneira mais simples. MongoDB oferece alto desempenho, alta disponibilidade, fácil escalabilidade com seus serviços de replicaset e sharding ( que iremos ver em breve aqui no blog 🙂 )
Espero que tenham gostado e tirado um pouco das suas dúvidas sobre MongoDB. Iremos ver bastante sobre o mesmo em futuros posts aqui no blog, fiquem ligados!
Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com