5 ferramentas para verificar a otimização do seu site

0

Quando falamos em SEO (Search Engine Otimization ou em uma tradução literal, Otimização para Motores de Busca), muitas pessoas pensam que se trata apenas de conquistar uma melhor colocação no Google ou Bing, quando o usuário faz uma procura orgânica dos termos pertinentes ao seu nicho de negócio. É claro que a função principal da otimização de SEO é realmente essa.

Quer algumas dicas de ferramentas que podem auxiliar na otimização do seu site? Confira informações valiosas para os rumos do seu negócio!

1- Keyword Planner

Chamado outrora de Keyword Tool, esta ferramenta tem a função de descobrir as melhores palavras-chave para seu site ou blog. Além de fazer uma pesquisa de quais seriam as melhores opções a serem utilizadas em seu conteúdo, o Keyword Planner realiza uma pesquisa, de forma a gerar os melhores termos para que você possa criar ou escrever um novo texto. Trata-se de uma das ferramentas de otimização de SEO mais utilizadas no mercado.

2- Web Developer

Esta ferramenta trabalha na opção do seu site ou blog, fazendo uma varredura em alguns aspectos importantes, como verificação do código fonte, CSS, Javascript e outras funcionalidades. Dessa forma, é possível saber o que entre estas configurações poderia ser alterado, para que o SEO seja otimizado.

3- MozBar

Fornecido na internet de forma totalmente gratuita, o MozBar cumpre uma função importantíssima na otimização para SEO, que é uma espécie de avaliação dos materiais e conteúdos a serem utilizados quanto a sua relevância para SEO. Além disso, esta ferramenta oferece relatórios bem didáticos, contendo métricas importantes para que você possa tomar as melhores decisões a respeito do direcionamento da sua estratégia. O único porém aqui é que o MozBar requer um conhecimento desejável em inglês.

4- WooRank

O WooRank é uma das ferramentas de otimização das mais práticas entre as opções disponíveis. Por meio de comandos simples, ela faz uma análise bastante completa de todo o conteúdo do seu site ou blog, fornecendo relatórios bastante concisos, contendo dados sobre atuação em redes sociais, segmentação geográfica, otimização para plataformas móveis e outros dados que podem ser bastante úteis. Principalmente para quem ainda não está bem familiarizado com o assunto.

5- Google Analytics

Poderíamos dizer que é praticamente impossível falar de otimização de sites com relação ao SEO sem citar o Google Analytics. Esta poderosa ferramenta fornece uma infinidade de dados e relatórios importantíssimos para as suas campanhas. Tanto que a maioria das dicas dos tópicos acima se trata de programas e sites baseados neste, que é a opção utilizada por 9 entre 10 publicadores de conteúdo e gestores de e-commerce.

Agora é correr atrás do “prejuízo” e se ligar nas dicas!

Fonte Goomark

Não deixe de nos acompanhar no Facebook.

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com