A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin ,órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), disponibiliza cerca de 3.000 livros para download. Os interessados encontrarão livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens que fazem parte do acervo doado para a USP, todos digitalizados. Aproveite!

A BBM foi criada em janeiro de 2005 para abrigar e integrar a coleção brasiliana do bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção de oitenta anos foi doada para a Universidade de São Paulo. O objetivo do projeto de digitalização do acervo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob sua guarda.

Os materiais que estão no site (livros, imagens, mapas, periódicos, obras de referências e manuscritos) vêm acompanhados de uma notificação sobre os direitos de uso. Existem algumas regras como a não utilização de documentos e livros para fins comerciais e a necessidade de citar as fontes.

O acervo on-line está dividido em título, autor, assunto ou data de publicação. O cidadão pode encontrar temas sobre o abolicionismo, obras do Machado de Assis e de Euclides da Cunha. Ler as primeiras edições do jornal Correio Braziliense, além de conferir manuscritos alemães que datam de 1525.

Clique aqui para acessar todos os livros

Boa leitura!
Fontes: https://canaldoensino.com.br