Confira a lista das linguagens de programação mais procuradas por empresas em 2014

0

À procura de um emprego como programador?  Descubra agora quais são as linguagens mais procuradas!

Um estudo descobriu empregadores estão procurando certas linguagens de programação em todo o mercado.

Vários sites, incluindo sites de carreira e sites de programação, mantém os números de popularidade das linguagens entre os empregadores e candidatos, bem como dados sobre o número total de pesquisas em linguagens de programação em motores de busca populares. Para a sua lista, A eWEEK que foi responsável por este estudo, utilizou recursos do Dice.com, Carrers 2.0 , O site da Stack Overflow, Indeed.com, FlexJobs.com, o índice TIOBE e pesquisa própria da WEEK, que incluiu entrevistas com gerentes de contratação.

Vamos aos resultados:

  1. Java
    J
    ava classificada como a No. 1 na lista eWEEK, tem uma forte presença em todas as áreas da nossa pesquisa. Na lista TIOBE que lista a maioria das linguagens de programação populares, Java ficou em segundo lugar atrás de C. A linguagem continua a ser uma força motriz e continua a ter o crescimento de áreas como mobile, além de ser referência no desenvolvimento Web e Desktop.

  2. JavaScript
    JavaScript recebe a sua quota de críticas, mas como a língua franca da Web que está em alta demanda. A linguagem esteve no topo em 2013 dentro do Stack Overflow. JavaScript ficou em terceiro lugar na lista Dice.com s, esteve entre os tops em Indeed.com e Simplyhired.com, e foi o nono no índice TIOBE das linguagens mais populares. Competências relacionadas com a JavaScript como jQuery e Node.js também veio forte na pesquisa. JavaScript é usado principalmente na forma de client-side JavaScript, implementado como parte de um navegador da Web para fornecer interfaces de usuário aprimorada e sites dinâmicos. No entanto, a sua utilização em aplicações fora páginas da Web também é significativo, como é a sua presença no lado do servidor.

  3. C / C++
    C e C++, a qual é baseada em C, está entre as linguagens de programação mais populares. C é usada como uma linguagem de programação de sistemas, bem como para aplicações, tais como aplicações de sistemas embarcados. C++, desenvolvido como um acessório de C, foi inicialmente conhecido como “C com Classes” e rapidamente se tornou uma das línguas mais populares entre os desenvolvedores. É usado para o desenvolvimento de software de sistemas, software, drivers de dispositivos, software embutido, servidor de alto desempenho e aplicações do cliente, e software de entretenimento, como os videogames. No índice TIOBE, C classificada como a No. 1 e C + + classificada como a No. 4. A combinação de C e C + + ficou em segundo lugar em Dice.com e bem tenderam na pesquisa.

  4. C #
    C # foi desenvolvido como uma alternativa de Java pela Microsoft e toma emprestado de seus antecessores: Java, C, C + + e Delphi como referência de sintaxe, já que Anders Hejlsberg, criador do C #, também criou o ambiente de programação Delphi. Desenvolvido pela Microsoft, C # tornou-se muito popular entre os desenvolvedores da Microsoft justamente pela vasta quantidade de usuários que utilizam Windows. C# ficou em terceiro lugar em termos de pesquisas por empresas em 2013 em Carreiras site da Stack Overflow e tenderam altamente nos outros sites, além de ser uma das linguagens que mais geram remuneração no mercado. No índice TIOBE, C # foi a quinta língua mais popular.

  5. PHP
    PHP é uma linguagem de scripting de uso geral amplamente utilizada que é especialmente adequada para o desenvolvimento Web e pode ser incorporado em HTML. Ela foi originalmente projetada para produzir páginas web dinâmicas. PHP foi a quarta colocada no Stack Overflow em buscas . A linguagem foi o sexto no índice TIOBE da maioria das linguagens populares.

  6. Python
    Python é uma linguagem dinâmica que é usada em uma ampla variedade de domínios de aplicação. Muitas vezes comparado ao Tcl, Perl, Ruby, Scheme e Java, que permite aos desenvolvedores escrever código de forma ágil. Python tenderam bem em todos os sites de carreira, e foi superior entre os candidatos pesquisas em Nova York e em terceiro lugar em San Francisco. Na lista de índice TIOBE da maioria das linguagens de programação populares, Python em oitavo lugar.Python utltimamente vem ganhando muita força em desenvolvimento de componentes gráficos e utilização Web.

  7. Ruby
    Ruby é uma linguagem de código aberto dinâmico com foco na simplicidade e produtividade. Tem uma sintaxe elegante que é natural de ler e fácil de escrever. Ruby está crescendo no universo empresarial, uma vez que está sendo oferecido em hospedagem e(PaaS) de empresas como a Engine Yard e Heroku Salesforce.com ‘s, e tem sido usado com sucesso em aplicações corporativas por empresas como como Coupa Software. Ruby ocupou o Top 10 entre alguns dos sites de carreira em 2013 e foi a língua mais procurada San Francisco e a terceira em New York.

  8. Objective-C
    Objective-C é uma linguagem reflexiva, orientada a objeto que adiciona mensagens Smalltalk de estilo para a linguagem de programação C. É usado principalmente no Mac OS X e iOS, da Apple, dois ambientes baseados no padrão OpenStep. Com a enorme popularidade da plataforma Apple, Objective-C é uma boa linguagem para saber. Ela foi a sexta colocada em Indeed.com e terceiro lugar na lista de índice TIOBE das linguagens de programação mais populares.

  9. HTML5
    HTML5 é uma linguagem de marcação utilizada para estruturar e apresentar o conteúdo para a Web e uma tecnologia de núcleo da Internet. É a quinta revisão do padrão HTML. De acordo com VisionMobile, HTML5 continua a desempenhar um papel importante no desenvolvimento móvel, proporcionando diversas vias de desenvolvimento para os desenvolvedores que querem ampliar seus conhecimentos da Web ou recursos da Web para celular, como 57 % dos desenvolvedores contam com HTML5 para o desenvolvimento de sites móveis e aplicativos da Web.

  10. COBOL
    Linguagem Comum Orientada para os Negócios (Cobol) é uma linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais. É a linguagem de programação utilizada no Departamento de Defesa norte-americano sob a direção da contra-almirante Grace Murray Hopper .Programas em COBOL estão em uso globalmente em agências governamentais e militares além de empresas comerciais como unidades bancárias, e estão sendo executados em sistemas operacionais como o da IBM, as famílias  (Unix / Linux, etc) e Windows da Microsoft .Em 2003, o Gartner Group relatou que 80% dos negócios do mundo rodavam em COBOL com mais de 200 bilhões de linhas de código existentes e cerca de 5 bilhões de linhas de código novo por ano.

 

Bom, a minha dica é, escolha uma linguagem que se encaixe bem ao propósito daquilo que você precisa fazer e estude, estude bastante! Não existe linguagem ruim ou boa, existe existe a mais adequada e aquela menos adequada para ocasião.

Espero que tenham gostado! 🙂

 

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com