Apresentação – One Asp.NET para Visual Studio 2013

0

Depois de muita confusão com a rápida transição do MVC4 e MVC5. Do lançamento inesperado do Visual Studio 2013 a Microsoft parece que dessa vez acertou a mão na nova funcionalidade.

visual-studio-2013-logo

Desde o lançamento do framework ASP.NET MVC em 2009, para programação Web. NET , programar tornou-se uma espécie de jogo de adivinhação. A escolha da tecnologia utilizada ( Web Forms ou MVC ) teria de ser feita no início de qualquer projeto – o projeto deve ser construído com Web Forms ou MVC?

A Própria Microsoft publicou em seu blog:

Os desenvolvedores foram forçados a uma pergunta semelhante a: “Quais coberturas que você quer em sua pizza?” E realmente, o desenvolvedor não vai mudar de idéia no meio do caminho em uma fatia e pensar algo como: “Eu realmente gostaria de ter tinha algumas pimentas verdes na minha pizza … ”

ASP.NET não deve ser como encomendar uma pizza, onde você não pode mudar sua encomenda depois de iniciada. Deve ser mais como um buffet: Eu gostaria um pouco de WebForms com alguns controladores MVC e uma WebAPI aqui e ali. A Microsoft finalmente trouxe esses componentes em conjunto, e o resultado é o ONE ASP.NET.

Fonte : http://blogs.msdn.com/b/mvpawardprogram/archive/2013/11/12/one-asp-net-welcome-to-the-web-development-buffet.aspx

Novo método de escolha  de projetos One Asp.NET

 

Neste modelo, temos recursos e funcionalidades que nos permitem utilizar toda a caixa de ferramentas do ASP.NET que está disponível para nós, mas de maneira flexível. Quando você começar a trabalhar com este tipo de projeto, você será solicitado com opções adicionais de configuração para começar a trabalhar com o seu projeto:

one asp.net

Como você pode ver a partir da lista de modelos, podemos optar por começar com WebForms, MVC, ou Web API como tipo de projeto. Os outros tipos de projeto na caixa de diálogo ainda estão disponíveis. A parte interessante é as opções debaixo da lista de modelos. Aqui, podemos optar por adicionar as referências de Web Forms e pastas para um projeto MVC, ou referências MVC e pastas para um projeto de Web Forms. Esta é a porta de entrada para o uso de mais destas características em conjunto uns com os outros em seu projeto.

Viu que interessante? É claro que a opção de escolha simplificada como nas versões anteriores ainda está disponível para quem não quiser “misturar” as coisas, porém podemos dizer que esse foi um grande acerto da Microsoft.

Para uma leitura( Em inglês ) divertida e mais detalhada eu recomendo : VS2013

Caso vocês queiram ver o vídeo de apresentação acessem : Channel MSDN 

Esperem anciosos, que logo vamos lancar mais artigos sobre One Asp.NET.

Bom feriado a todos e uma ótima páscoa!

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com