Guia de REST e design de APIs – InfoQ Book

0

A InfoQ recentemente publicou um livro com os seguintes dizeres:

“Se tudo que você tem é um martelo, todas as coisas serão pregos para você”, disse o psicologo americano Abraham Maslow, indicando que os psicólogos precisam abordar o tratamento das pessoas partindo de múltiplas perspectivas – para obter novas ideias e não apenas continuar usando as mesmas teorias e técnicas criadas por Freud e seus seguidores de tantos anos atrás.

O que tem isso a ver com REST e design de APIs? São ilustrados dois pontos:

  1. Que todas as decisões de design, independentemente do software ou arquitetura, devem ser feitos dentro de um contexto de requisitos funcionais, comportamentais e sociais — não apenas com base em tendências aleatórias;
  2. Quando se conhece apenas uma coisa bem, todo o resto tende a parecer idêntico.

Em sua dissertação, “Estilos arquiteturais e o design de arquiteturas de softwares baseados na rede“, Roy Fielding define o Transferência de Estado Representacional (Representational State Transfer – REST):

“Considere quantas vezes se vê projetos de software iniciando com a adoção da última moda de design arquitetural e somente depois descobrem se os requisitos do sistema irão, ou não, precisar desse tipo de arquitetura”.

Não teve tempo para ler a dissertação completa de Fielding? Baixe esse guia de alto nível para conhecer:

  • Estilos Arquiteturais versus Padrões;
  • Como estilos arquiteturais são descritos por restrições;
  • Porque os conectores NÃO são o mesmo que componentes;
  • Usando URLs para identificação;
  • Usando tipos de mídias (Media Types) como representação;
  • E mais…

Para ter acesso ao Ebook clique aqui!

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com