Guia de consulta rápida para REGEX – Expressões regulares

0

A postagem de hoje é para apresentar um conteúdo muito bacana sobre REGEX ou comumente conhecido: Expressão Regular. De acordo com o Wikipedia ( fonte de todos os meus trabalhos escolares ) , ela cita o Regex como:

Em ciência da computação, uma expressão regular (ou o estrangeirismoregex, abreviação do inglêsregular expression) provê uma forma concisa e flexível de identificar cadeias de caracteres de interesse, como caracteres particulares, palavras ou padrões de caracteres. Expressões regulares são escritas numa linguagem formal que pode ser interpretada por um processador de expressão regular, um programa que serve um gerador de analisador sintático ou examina o texto e identifica as partes que casam com a especificação dada.

Uma expressão regular (ou, um padrão) descreve um conjunto de cadeias de caracteres, de forma concisa, sem precisar listar todos os elementos do conjunto. Por exemplo, um conjunto contendo as cadeias “Handel“, “Händel” e “Haendel” pode ser descrito pelo padrão H(ä|ae?)ndel. A maioria dos formalismos provê pelo menos três operações para construir expressões regulares.

O uso atual de expressões regulares inclui procura e substituição de texto em editores de texto e linguagens de programação, validação de formatos de texto (validação de protocolos ou formatos digitais), realce de sintaxe e filtragem de informação.

O guia apresenta um conteúdo muito educativo para quem quer começar com Regex desde o início e aprender os seus fundamentos, e o melhor: DE GRAÇA.

Acesse o guia aqui.

Um grande abraço, e ótima leitura à todos!

 

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com