Usando a extensão MSSQL para o VSCode

0

Olá galera, hoje vou falar sobre ferramentas úteis para o dia-a-dia de um programador. Para quem utiliza o editor de código da Microsoft, o VSCode, sabe que é possível adicionar várias extensões para facilitar sua vida. Recentemente tive alguns problemas no banco de uma aplicação pessoal e senti que o SQL Management Studio 2008 era “muita” ferramenta para resolver um problema pequeno, queria algo de carregamento mais rápido que me permitisse acessar rapidamente o banco, foi aí que procurei e encontrei a extensão mssql. Segue abaixo um pouco da minha experiência.

A missão é acessar o banco da minha aplicação usando um editor leve que me permita efetuar consultas rapidamente. Alguns vão dizer que eu poderia fazer isso usando a própria IDE do Visual Studio, mas devo confessar para vocês que nunca fui muito fã e sempre achei melhor acessar através de ferramentas externas, e como todo programador, gosto de aprender formas diferentes de fazer a mesma coisa. Segue os passos:

INSTALAR O VISUAL STUDIO CODE

No site do Visual Studio Code baixe a versão mais atual. No meu caso foi a 1.8 mas no momento que estiver lendo este post pode existir alguma mais recente. A instalação não tem mistério.

INSTALAR A EXTENSÃO MSSQL

    Ao entrar no VSCode, acesse o menu de extensões na coluna da direita ou digite CTRL+SHIFT+P para abrir o menu superior de comandos e digite: ext install mssql.

tela extensões vscode

Barra de comando (esquerda) e atalho extensões (direita).

Ao encontrar a extensão na lista ou executar o comando de instalação, aparecerá 2 extensões com nome semelhante, a que tem apenas “mssql” é a que desejamos instalar, a outra foi depreciada e o desenvolvimento interrompido. Veja abaixo:

busca extensão mssql

Clique em install para instalar

A instalação pode demorar um pouco e depois o Visual Studio Code deve ser reiniciado para poder acessar os comandos da extensão.Para executar os comandos sql é preciso estar com o arquivo aberto do tipo SQL, é só alterar no rodapé do lado direto.

CONECTAR COM O BANCO

Para começar, vamos adicionar uma conexão com o banco de dados. Abra o Visual Studio code e siga os passos descritos abaixo:

  1. Crie um novo documento caso não tenha nenhum em aberto. Pressione CTRL + N.
  2. Para poder utilizar a extensão mssql, o documento em uso precisa estar com o formato “SQL” setado. Para isso clique em “Select Language Mode” no canto direito inferior da tela, na barra roxa.
  3. CTRL + SHIFT+P
  4. Digite sql.
  5. Selecione “Connect”.
  6. Selecione “Create connection profile”.
  7. Informe o nome do servidor do banco.
  8. Informe o banco default (opcional), caso não informe pode alternar entre os existentes depois, veremos lá na frente.
  9. Tipo de autenticação: SQL Login(usuário/senha) ou Integrada.
  10. Informe o usuário.
  11. Informe a senha.
  12. Informe se deseja salvar a senha ou não.
  13. Informe um nome para o perfil que será criado.

EXECUTAR UM COMANDO T-SQL

Agora que que nossa conexão foi configurada com sucesso, podemos nos conectar ao banco e executar um comando de select para testar. Pressione CTRL+ SHIFT+P para abrir o menu de opções, digite SQL e selecione “MS SQL: Connect”, a tela abaixo será apresentada:

conexao banco SQL vscode

Seleciona o banco de dados para fazer a conexão.

Escolha o perfil de conexão da lista e após conectar com sucesso, verá o rodapé alterar para o nome do banco e a palavra “Disconnected” irá sumir. Digite o comando SQL no arquivo e execute com o atalho CTRL+SHIFT+E. No primeiro teste que fiz apareceu a mensagem de erro abaixo:

mensagem erro query

Erro ao executar query

Isto ocorreu devido ao fato de estar conectado no banco master onde não existe o schema ESTOQUE no meu caso. Basta pressionar CTRL+SHIFT+P, digitar o comando sql e selecionar “Use database”, através do atalho CTRL+SHIFT+U ou ainda clicando na barra inferior direita.

Menu de comandos sql

Menu de comandos sql

Escolhendo o banco correto

Escolhendo o banco correto

Feito isso a query foi executada com sucesso e a tabela com os dados retornados exibida no lado direito da tela. Observe que há 2 botões do lado direito da tabela, eles servem para exportar a tabela para csv(separado por vírgula) ou json(formato chave/valor), basta clicar e informar o nome do arquivo. Após a criação o arquivo será automaticamente aberto no VSCode.

Tela com os resultados do select executado.

Tela com os resultados do select executado.

Sem mistério correto? Algo simples mas que pode trazer mais produtividade e não precisa abrir uma ferramenta mais pesada como Management Studio para um tarefa básica. Obviamente que não vai servir para todos os casos, mas se seu propósito é velocidade e apenas executar alguns comandos DDL(create table, alter table) e DML(insert, update, delete,..) vai servir bem. Omiti alguns detalhes para o post não ficar gigante, se quiser mais informações deem uma olhada aqui.

Até a próxima

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Programador, apaixonado por games, empreendedor. Formado em Ciência da Computação com especialização em desenvolvimento para web, trabalhei com projetos .Net C#, NodeJs e Python nestes 10 anos de experiência no setor privado, em orgão públicos e na minha startup, o EstoqueMestre. http://rodrigoreisf.com.br