Uma Visão Geral da Metodologia Ágil – Scrum

0

O que é o Framework Scrum?

Olá pessoal, em meu último post falei sobre Introdução a Metodologias Ágeis de Desenvolvimento e citei o Scrum e hoje vamos tem uma visão geral desse framework. Basicamente o Scrum é um framework utilizado para a gestão dinâmica de projetos, onde é difícil planejar à frente, sendo muitas vezes aplicada para o desenvolvimento ágil de um software visando agregar valor ao Software de forma continua através dos incrementos entregues ao final de cada ciclo de desenvolvimento que são conhecidos como Sprint.

Cabe lembrar que há papeis específicos no time Scrum esse assunto já foi detalhando em outro post aqui no blog Papéis do Time Scrum. No entanto, você ainda pode questionar qual a dinâmica do Scrum? Quais as atividades básicas?

O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incrementar que tem como foco agregar valor ao negócio ao final de cada ciclo entregando um produto ou funcionalidade com qualidade.

E para responder a essas questões vamos falar um pouco de alguns termos do Scrum.

  • Product Backlog
    • É onde constam todas as solicitações de melhorias e novas funcionalidades do software (produto). O Product Owner detalha e prioriza as solicitações que constam no Product Backlog. O Product Backlog priorizado será utilizado na reunião de Sprint Planning.

     

  • Sprint Planning
    • A reunião de Sprint Planning é uma reunião onde há a participação do Product Owner, o Scrum Master e de todo o Scrum Team, além dos interessados em participar que podem somar ao ciclo de desenvolvimento. O foco da reunião é definir de forma conjunta o objetivo da Sprint em uma breve descrição. Esse objetivo será avaliado na reunião de Sprint Review. O Product Owner ira detalhar as solicitações com maior prioridade para que time de desenvolvimento possa dividir as solicitações em tarefas para compor o Sprint Backlog.

     

  • Sprint Backlog
    • Após a reunião de Sprint Planning irá quebrar as solicitações priorizadas em pedaços menores. Com esse processo irá obter uma lista de tarefas que o time de desenvolvimento irá se comprometer a implementá-los.

     

  • Sprint
    • Após a reunião de Sprint Planning que gera os itens do Sprint Backlog ocorre a reunião de Sprint onde o Scrum Team irá analisar e definir o modo de programar para atender a demanda e definir o tempo estimado na realização do processo. A Sprint tem uma duração de 2 a 4 semanas.

 

  • Daily Scrum
    • A cada dia de uma Sprint, há uma reunião diária onde cada integrante do time de desenvolvimento responde a três questões que são:
      • O que você fez ontem?
      • O que você fará hoje?
      • Há algum impedimento?

Essas perguntas são as chaves para que o time mantenha o foco e possa também disseminar o conhecimento sobre o que está ocorrendo com o time na realização das atividades da Sprint. A duração da reunião diária não pode ultrapassar 15 minutos e com os participantes em pé com foco de ser objetiva e não exceder o tempo da reunião.

  • Sprint Review
    • Na reunião de Sprint Review, é avaliado se o objetivo da Sprint foi alcançado considerando a especificações realizadas na reunião Sprint Planning. Podemos considerar que essa reunião seria a demonstração do que foi feito.

     

  • Sprint Retrospective
    • Reunião utilizada para identificar os pontos positivos, pontos a melhorar e boas praticas realizadas no desenvolvimento da Sprint. Essa reunião e utilizada pelo time de desenvolvimento para melhorar a “engrenagem” do time no ciclo de desenvolvimento.

     

Quer saber mais sobre o Scrum?

A principal fonte de conhecimento consta no Guia do Scrum que pode ser encontrado no site da Scrum Guides. Você também pode ter acesso à versão do guia em português. Como pode ver há fontes interessantes e confiáveis na internet e bastante conteúdo. Segue abaixo alguns links para aprofundar no assunto.

Já conhece e utiliza o Scrum, já pensou em obter uma Certificação? A certificação visa confirmar o conhecimento da metodologia ágil e princípios do Scrum em questão e pode ser a porta de entrada para uma oportunidade no concorrido mercado de trabalho. Para obter a certificação você irá precisar de uma empresa/organização certificadora. Há algumas, e cada uma com suas particularidades, que são listadas abaixo caso queira conferir os passos para certificação.

Desejo bons estudos e sucesso!

Compartilhe.

Sobre o autor

Vivência na área de TI com especialização em banco e aplicações web. Sempre buscando boas práticas para melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software.