Fala galera, post rápido sobre mais uma ferramenta matadora para quem utiliza o Visual Studio, o ReSharper da fantástica Jetbrains. A Jetbrains é uma das gigantes no segmento e faz bonito com sua suíte de ferramentas, a que irei comentar hoje serve como extensão do Visual Studio e é fiel escudeira na hora de analisar e melhorar a qualidade do seu código.
Já faz um tempo que vinha querendo testar esta extensão, já tinha lido vários posts sobre como o ReSharper podia dar um boost na produtividade e auxiliar o desenvolvedor a ficar atento à boas práticas de programação em tempo de projeto.
Lembrei do Resharper quando precisei fazer uma limpeza em um código legado detectando métodos que não são mais utilizados. Além do ReSharper, a Jet tem uma série de ferramentas e IDE’s de desenvolvimento mas ainda não tive contato com elas e não posso deixar meu depoimento, segue algumas:
- IntelliJ: IDE para Java
- PyCharm: IDE para Python
- WebStorm: Javascript IDE
- Datagrip: IDE para gerenciamento de diversos bancos de dados do mercado.
- Rubymine: IDE Ruby.
- dotTrace: ferramenta de análise de performance para aplicações .NET.
- dotMemory: ferramenta para monitoramento de uso de memória de aplicações .NET.
- dotCover: execução de testes unitários e cobertura de código.
- ReSharper C++: extensão para o Visual Studio voltada a desenvolvedores C++.
- dotPeek: decompilador e navegador assembly gratuito.
Como elas possuem um período de avaliação, pretendo testar todas e conhecer um pouco da capacidade de cada uma, se forem tão boas quanto o ReSharper com certeza vale o esforço. Se já tiverem testado deixem a opinião de vocês nos comentários. 🙂
Lembrando que a JetBrains oferece licença FREE para estudantes e para pessoas que possuem projetos OPENSOURCE.
Até a próxima!