Já vimos aqui no blog algumas postagem sobre Neo4j , porém até agora não vimos como realizarmos uma operação no banco utilizando alguma liguagem de programação. Então você é um desenvolvedor .NET, este post fornece uma visão geral das opções para se conectar ao Neo4j. Embora este guia não seja abrangente, ele apresentará o básico para que você possa se conectar ao banco de dados:
O driver Neo4j .NET é oficialmente suportado pelo Neo4j ( à partir da versão 3.0) e se conecta ao banco de dados usando o protocolo binário. Ele pretende ser mínimo, sendo idiomático para o .NET de maneira simples e prática utilizando em sua grande maioria das vezes, comandos baseados em CypherQuery.
A instalação é bem simples!
Install-Package Neo4j.Driver
-Version 1.3.0
Após a inclusão do pacote, você já poderá se conectar com a sua instância local ou remota de Neo4j através do protocolo bolt.
//adicione esta referência using Neo4j.Driver.V1; //coloque suas credenciais using (var driver = GraphDatabase.Driver("bolt://localhost:7687", AuthTokens.Basic("usuario", "senha"))) using (var session = driver.Session()) { //iremos criar um nó chamado pessoa session.Run("CREATE (a:Person {name: {name}, title: {title}})", new Dictionary<string, object> { {"name", "Arthur"}, {"title", "King"} }); //consultando o nó criado var result = session.Run("MATCH (a:Person) WHERE a.name = {name} " + "RETURN a.name AS name, a.title AS title", new Dictionary<string, object> { {"name", "Arthur"} }); //exibindo os resultados em uma console foreach (var record in result) { Console.WriteLine($"{record["title"].As<string>()} {record["name"].As<string>()}"); } }
Este é um exemplo básico de como vocês podem se conectar com o Neo4j. Lembrando que a porta do protocolo BOLT não é a 7474 e sim 7687, você pode configurar as portas no arquivo de configuração da sua instalação do Neo4j.
Vejam que eu utilizei a string interpolation para exibir os dados do console, você pode ler mais sobre isto aqui.
Você pode ler mais detalhadamente sobre o driver aqui. Caso queira algum outro exemplo com mais operações você pode acessá-lo aqui.
Por hoje é só, logo vamos ter mais posts sobre como se conectar em outras linguagens!