Trabalhando com condicionais de breakpoint com c#

0

Considere um caso em que você tenha um loop para iterar através de milhares de registros. Você sabe que seus registros em torno da 500 iteração estão corrompidos ou mal funcionais e você precisa depurar esse valor. Aí você se pega em uma dúvida:  Você vai continuar pressionando F5 até atingir o número de registro 500? Claramente temos uma melhor maneira de realizar este tipo de trabalho com o Visual Studio. Aqui é onde você pode usar um ponto de interrupção condicional. Isso é feito configurando a condição de Contagem de Bits no ponto de interrupção, em outras palavras, acerte o ponto de interrupção quando iterou 499 vezes.

Vamos criar um aplicativo de exemplo para entender isso. Adicione um loop for com uma iteração de 1000 registros e adicione uma condição para acertar o ponto de interrupção quando a 500ª gravação está sendo iterada.

Para adicionar a condição, clique com o botão direito do mouse no ponto de interrupção e selecione a condição de “Hit Count”.

Isso abrirá uma janela onde podemos definir uma condição para atingir o ponto de interrupção somente quando ele atende aos critérios definidos para sua execução. Aqui temos 4 condições e são auto-explicativas. Então selecionamos a condição para parar quando o “hit count” é igual ao valor X e ajuste seu valor para 500.

 

 

Passe o mouse em cima do ponto de interrupção e veja os detalhes ali contidos.

 

Execute o aplicativo e veja o valor da variável ‘i’, quando o ponto de interrupção for atingido.

 
Então, aqui quando o valor de i se torna 499 (a partir de 0), ele está iterando a 500ª gravação e o ponto de interrupção é atingido. Defina o ponto de interrupção e aproveite a depuração!
Um grande abraço! 😉
Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes.

Mais informações em : http://jhonathansoares.com