Um anúncio de produto inspirador – uma visão executiva

0

O sucesso de cada negócio depende da sua capacidade de usar a tecnologia e, em particular, software e dados, para criar uma vantagem competitiva. Consequentemente, quase todas as empresas estão rapidamente se tornando um negócio de software, ou estão em risco de serem consumidas por um.

O que seria do Google hoje sem organizar a web e entender o que buscamos, ou a Amazon sem capturar o nosso histórico de compras e criar a maior seleção de itens para comprar on-line, ou o que é Facebook sem saber quem são nossos amigos e o que gostamos? Essas empresas comprovaram que ser capaz de organizar, usar e enriquecer facilmente os dados é um elemento chave para impulsionar a inovação e criar um valor imenso. Mas é muito mais fácil dizer do que fazer. A maioria das empresas não tem a perspicácia técnica ou os recursos financeiros de um Google, Amazon ou Facebook. Francamente, é difícil acessar os dados gerados em toda a empresa, difícil de conciliar e estruturar, difícil obter uma visão coerente do negócio, difícil de alavancar para novos casos de uso, e isso está mudando constantemente e aumentando rapidamente em volume.

O MongoDB foi fundado para enfrentar esses desafios.

MongoDB virou o modelo de banco de dados tradicional de cabeça pra baixo e introduziu um novo tipo de banco de dados criando o document model. O document model é o melhor caminho para os desenvolvedores trabalharem com dados, pois oferece a maior versatilidade em como modelar dados e a maior flexibilidade para alterar o modelo de dados rapidamente. Isso também é incrivelmente rápido. Além disso, é muito fácil para os desenvolvedores usarem, pois é consistente com a maneira como eles pensam e codificam. MongoDB também foi construído a partir do zero para resiliência e escala. Como resultado, os desenvolvedores obtêm um enorme aumento de produtividade usando MongoDB. Esses benefícios levaram a ampla adoção e fizeram do MongoDB o mais popular banco de dados moderno.

No entanto, para alguns, há uma percepção de que o MongoDB não é uma alternativa viável para casos de uso pesado de transações. Para esse contexto, os bancos de dados relacionais são mais precisos, onde todos os dados são armazenados em tabelas. Os dados de uma dada “coisa” – por exemplo, um cliente ou um produto – normalmente são distribuídos em várias tabelas. À medida que a informação muda, o banco de dados relacional deve garantir que todos os dados relevantes em diferentes tabelas sejam atualizados ao mesmo tempo, ou não, pois o pior resultado possível é ter apenas um subconjunto dos dados alterados. Para evitar esse problema, os bancos de dados relacionais asseguraram a integridade dos dados, introduzindo transações ACID. Para muitos, o suporte para ACID é o alicerce para qualquer banco de dados no geral, especialmente para casos de uso intenso de transação.

Com um banco de dados de documentos, os dados não precisam ser espalhados em diferentes tabelas, mas sim modelados em único documento. O MongoDB sempre forneceu consistência ACID dentro de um único documento. Cremos de que as pessoas que não estavam confortáveis usando o MongoDB para uso intensivo de transações sentiram isso principalmente porque não compreenderam completamente que podem modelar a maioria dos relacionamentos dentro de um documento ou que as transações dentro de um documento já eram compatíveis com ACID. Mesmo que as pessoas soubessem disso, alguns acreditavam que poderia haver casos em que é importante ter suporte para ACID em documentos, se não agora, talvez no futuro.

Diante disso, hoje estamos incrivelmente entusiasmados por anunciar a adição de transações ACID multi-documentos ao MongoDB, chegando no início deste verão (EUA) com o lançamento do MongoDB 4.0. Com este lançamento, o MongoDB será o único banco de dados combinando a velocidade, a flexibilidade e o poder do banco de dados de documentos com as garantias de integridade de dados dos bancos relacionais.

Este é um anúncio de produto inspirador para o MongoDB. Estou incrivelmente orgulhoso do trabalho realizado pelas nossas equipes de produtos nos últimos três anos para que isso acontecesse. Para saber mais sobre as transações no MongoDB 4.0, leia esse post sobre o anúncio.

Depois de ser informado sobre este anúncio, um CIO de uma grande empresa entre as 500 da Fortune afirmou que, se tivessem que reconstruir seu portfólio de aplicações, eles nunca mais usariam um banco de dados relacional, pois seria mais rápido e mais barato usar o MongoDB, e isso lhes permitiria destacar-se diante da concorrência. Nós não poderíamos deixar de concordar.

Palavras de Leandro Domingues: Estou super empolgado com esse anúncio, isso chega para elevar o MongoDB a um patamar mais alto ainda! O suporte a transações era uma questão que incomodava e dificultava a adoção do MongoDB em algumas empresas, principalmente as mais tradicionais ou consolidadas. Ainda precisamos provar na prática, mas tenho certeza de que isso promete bastante!

Confira o post original em inglês aqui.

Trazendo para pt-BR o artigo publicado por Dev Ittycheria acerca do novo anúncio da MongoDB.

Até a próxima!

Compartilhe.

Sobre o autor

Formado em Engenharia da Computação, entusiasta de tecnologias open-source, bigdata e NoSQL. MongoDB Ambassador / Evangelist, Top 50 Certificado em Neo4j, utiliza MongoDB e SQL Server criando aplicações em NodeJS há 3 anos. CTO / Co-owner da Cluster Consultoria, uma empresa especializada em bancos de dados NoSQL