MongoDB – A origem do nome

0

Olá pessoal, estou escrevendo esse breve post na recepção de um cliente aqui no Rio de Janeiro onde vou iniciar mais um treinamento de MongoDB! E enquanto aguardava me veio na cabeça compartilhar algo que sempre falo em minhas palestras e treinamentos: A origem do nome MongoDB.

E porque falar sobre isso? Bem, quem nunca ouviu ou até mesmo fez algumas dessas piadinhas infames por aí: Olha o cara do Mongo! Mongo… arhhhh… Pois bem, eu mesmo escuto quase todos os dias! 😉 Por isso, não custa nada deixar registrado o porque do nome!

A Origem do nome

Mongo vem da palavra inglesa Humongous, que numa tradução livre quer dizer Gigantesco.

O site do MongoDB diz que seus fundadores criaram grandes empresas de internet como por exemplo a DoubleClick. E os problemas enfrentados para o armazenamento e manipulação da grande massa de dados produzida por essas empresas, levaram à criação do MongoDB, um banco de dados capaz de gerenciar esses dados e que é altamente escalável. O MongoDB tem essa como sua principal característica: armazenar e manipular uma quantidade absurda de dados, portanto, se você estiver com problemas de performance ou algo do tipo, alguma coisa muito errada você está fazendo, pode ser algo no modelo de dados, configuração de servidores ou simplesmente o fato de você ter escolhido a classe errada de NoSQL para sua aplicação.

E como gosto da cultura Nerd, não posso deixar de fazer referência a um personagem do filme Mad Max 2 (tá é bem velho, eu sei…)! Um cara gigantesco que batia em todo mundo e se chamava Lord Humongous!

Mas e a folhinha como logo?

Bem, essa é outra pergunta que sempre me persegue! E não, não é o que vocês estão pensam quando vêem uma folha por aí! kkk

O sentido da folha vem de outra filosofia dos fundadores do MongoDB, que acreditam que codificar tem que ser algo natural. Sendo assim, eles esperam que a experiência de se codificar ou trabalhar com MongoDB seja natural e simples como representa uma folha!

Bonito né? 🙂

Bem, por agora é isso, deixo aqui registrado e me ajudem a compartilhar e acabar com as piadinhas #sqn!

Abraços e até a próxima!

Vejam mais posts sobre MongoDB aqui!

Compartilhe.

Sobre o autor

Formado em Engenharia da Computação, entusiasta de tecnologias open-source, bigdata e NoSQL. MongoDB Ambassador / Evangelist, Top 50 Certificado em Neo4j, utiliza MongoDB e SQL Server criando aplicações em NodeJS há 3 anos. CTO / Co-owner da Cluster Consultoria, uma empresa especializada em bancos de dados NoSQL