Neste artigo, veremos como criar um microserviço no ASP.NET Core usando o Service Fabric e criaremos um cluster de 1 nó no Service Fabric Local Cluster Manager e executaremos a aplicação neste cluster.
Um microserviço é uma técnica de desenvolvimento de software que estrutura um aplicativo como uma coleção de serviços fracamente acoplados. Em uma arquitetura de microserviços, os serviços são refinados e os protocolos são leves. Ele decompõe um aplicativo n em diferentes serviços menores, melhora a modularidade e torna a aplicação mais fácil de entender, desenvolver e testar, e mais resiliente à erosão da arquitetura.
Uma arquitetura de microserviços consiste em uma coleção de serviços pequenos e autônomos. Cada serviço é autônomo e deve implementar um único recurso comercial.
O Azure Service Fabric é uma plataforma de sistema distribuída que facilita o empacotamento, a implantação e o gerenciamento de microsserviços e contêineres escalonáveis e confiáveis. Ele permite que desenvolvedores e administradores evitem problemas complexos de infraestrutura e se concentrem na implementação de cargas de trabalho críticas e exigentes, escaláveis, confiáveis e gerenciáveis.
Pré-requisitos para criar microsserviços no ASP.NET Core:
- Visual Studio 2017 com o SDK do Azure
- SDK do Microsoft Azure Service Fabric
Após a instalação bem-sucedida, você pode reiniciar a máquina do Windows. Depois que o sistema reiniciar, você receberá uma mensagem na bandeja do sistema, conforme mostrado abaixo.
Você pode ver o Gerenciador de Cluster Local do Service Fabric na bandeja do sistema. Atualmente, suporta clusters de 1 e 5 nós. Podemos configurar um cluster de 1 nó. Clique com o botão direito do mouse no ícone Fabric Local Cluster Manager na bandeja do sistema e escolha “Setup Local Cluster” -> “1 Node”.
Levará alguns minutos para configurar o cluster local. Depois de algum tempo, você será notificado com uma mensagem.
Você pode clicar em “Manage Local Cluster” para abrir o cluster. Você pode obter os detalhes sobre o cluster de 1 nó.
Você pode ver que 5 guias diferentes estão disponíveis. Cada guia contém várias informações sobre o cluster local.
Você também pode ver o nó no painel esquerdo e, se clicar no nó, obterá os detalhes do nó. (Atualmente, temos apenas um nó disponível).
Levará alguns minutos para criar a aplicação e baixar os arquivos da biblioteca para o nosso aplicativo.
Nosso aplicativo contém dois projetos. O primeiro projeto é o projeto do Service Fabric e contém todos os arquivos de parâmetros. A maioria dos arquivos são arquivos XML. Na pasta de script, um script do PowerShell está lá. Ele é usado para implantar o aplicativo em um cluster local ou no Azure.