Conheça a Bosque, a nova linguagem de programação da Microsoft

0

A Microsoft lançou uma nova linguagem chamada Bosque Language. Ela ainda está em fase experimental, porém está com grande aceitação e possui mais de 3 mil stars no github. Ela foi projetado para escrever código simples, óbvio e fácil de raciocinar para humanos e máquinas. Essa linguagem tem sintaxe semelhante a TypeScript e semântica inspirada em JavaScript.

Algumas das principais características da linguagem Bosque são:

  • Melhor produtividade do desenvolvedor
  • Maior qualidade de software
  • Nova gama de compiladores e experiências de ferramentas de desenvolvimento

Você pode aprender mais sobre a Bosque Language aqui.

Este artigo irá ajudá-lo passo a passo a configurar o seu sistema para escrever o seu primeiro programa na linguagem Bosque.

Passo 1

Baixe e instale a versão LTS do Node.js aqui: https://nodejs.org/en/download . E instale os pacotes do Typescript ( npm i typescript -g ). Depois que o Node.js estiver instalado, execute o seguinte comando para confirmar que ele foi instalado: ( node -v )

Passo 2

Depois de instalar o TypeScript, navegue até o repositório do Github da linguagem Bosque na URL abaixo:

https://github.com/Microsoft/BosqueLanguage

A partir daqui, faça o download ou clone o repositório para a sua máquina. Depois que o repositório for baixado, descompacte-o e salve em qualquer local de sua escolha.
Altere o diretório para a do seu projeto para a pasta do projeto Bosque e, em seguida, para a pasta ref_impl. Assim mostrado na imagem acima.

Passo 3

Dentro da pasta ref_impl você só precisa executar os seguintes comandos:

  • npm install
  • npm run-script build
  • npm test

Depois de executar o comando com sucesso, você deve obter a saída que o teste passou e tudo está da maneira que parece ok. E agora você configurou seu ambiente para escrever seu primeiro programa na linguagem Bosque da Microsoft.

Passo 4

Nesta etapa (não obrigatória), adicionaremos uma extensão ao Visual Studio code para realce de sintaxe da linguagem Bosque. Até agora, as extensões não estão disponíveis no Marketplace do VS Code e por isto temos que adicioná-las manualmente. Para fazer isso copie a pasta bosque-language-tools da pasta bosquelanguage-master (ou a pasta na qual você descompactou o repositório) e copie para a pasta C:\Users\username\ .vscode\extensions .

Escreva seu primeiro programa em Bosque

Crie um arquivo com extensão .bsq para escrever um programa nele. Eu criei um arquivo chamado hello.bsq

namespace NSMain;
 
function add2(x: Int, y: Int): Int {
    return x + y;
}
 
entrypoint function main(): Int {
    var result = add2(2, 4);
    return result;
}


Um programa básico de linguagem Bosque deve ter as seguintes regras:

  • Deve ter pelo menos um namespace com o nome NSMain . Tenha em mente que o NSMain é uma palavra-chave.
  • Deve ter uma função de ponto de entrada principal. Tanto o entrypoint quanto o main são as palavras-chave.

No programa acima, criamos a função add e a chamamos da função principal. Você pode executar seu primeiro programa Bosque com o comando abaixo. Eu salvei o arquivo de código com o nome hello.bsq na unidade pasta onde fiz download do projeto, chamada de bosque.

Execute o seguinte comando: node bin/test/app_runner.js ..\hello.bsq

Como você vê, o programa retornou 6, que no caso é a soma de 2 e 4. Parabéns, você acabou de compilar seu primeiro programa na linguagem Bosque. Você pode aprender sobre outros recursos da linguagem aqui

Links úteis e referências:
https://www.microsoft.com/en-us/research/project/bosque-programming-language/

https://github.com/Microsoft/BosqueLanguage

https://www.gitmemory.com/Microsoft/BosqueLanguage

Assim que sair mais novidades sobre a linguagem, irei informá-los! Um grande abraço.

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com