Gerencie suas API’s com o API Management da Azure – pt2

0

Continuando a série de artigos, sobre como publicar suas API’s utilizando o API Gateway da Azure, iremos neste artigo iremos ver como gerenciar suas API’s através de produtos e como realizar o gerenciamento dos mesmos.

A criação de produtos é importante para que você possa agrupar API’s e definir políticas de acesso, configurações específicas ou apontamentos para um determinado grupo de API’s de uma vez só ao invés de aplicar regras que são generalizadas em cada API específica.

Dentro da aba de produtos, você irá ver que já existem 2 produtos criados previamente. Porém iremos criar um novo produto, clicando no botão Add e preenchendo as informações:

Antes de confirmar a criação do produto, na parte de seleção de API’s, selecione a API que criamos anteriormente. Com o produto criado, a visão do seu painel de controle, deverá ser algo próximo disto:

Agora iremos ver algumas possibilidades que podemos realizar com o API Manager. Dentro do seu produto recém criado, acesse o menu de policies:

As políticas são um recurso poderoso do sistema que permitem ao desenvolvedor alterar o comportamento da API por meio de um arquivo de configuração. As políticas são um conjunto de instruções executadas em sequência, no momento da solicitação ou da resposta de uma API. Instruções populares incluem a conversão do formato de XML para JSON e limite de taxa de chamada para restringir a quantidade de chamadas recebidas de um consumidor. Muitas políticas estão disponíveis pré-configuradas já no portal em modo “self-service”. Veja a lista de algumas políticas que você pode utilizar:

Políticas de restrição de acesso:

Políticas avançadas:

Políticas de autenticação:

Políticas de cache:

Políticas entre domínios:

  • Permitir chamadas entre domínios – Torna a API acessível por meio de clientes Adobe Flash e Microsoft Silverlight baseados em navegadores.
  • CORS – Adicionar suporte de compartilhamento de recursos entre origens (CORS) a uma operação ou a uma API para permitir chamadas entre domínios de clientes baseados em navegadores.
  • JSONP – Adiciona suporte JSON com preenchimento (JSONP) a uma operação ou a uma API para permitir chamadas entre domínios de clientes JavaScript baseados em navegadores.

Políticas de transformação:

No próximo artigo, iremos criar algumas políticas para colocarmos em prática algumas destas opções e melhorarmos a segurança da nossa API.

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com