O Neo4j, um popular banco de dados NoSQL hoje introduziu um novo serviço de nuvem gerenciada chamado Aura.
Ao contrário de outros banco de grafos e bancos de dados relacionais tradicionais, o Neo4j é construído desde o zero para alavancar o valor das conexões nos dados. Assim, ele oferece desempenho de consulta incomparável em conjuntos de dados grandes e complexos.
A Neo focou o produto para empresas menores (aquelas que precisam de soluções empresariais porém não precisam ou não podem adquirir a versão Enterprise), diz Emil Eifrem, CEO e cofundador da Neo4j. A Aura realmente oferece a esses players menores uma oferta muito mais gerenciável, com opções de preços flexíveis. “Para iniciar um projeto corporativo, com a Aura, você pode começar por cerca de 50 dólares por mês, o que significa que abre para novos segmentos do mercado ”, disse Eifrem ao TechCrunch. Como ele ressalta, mesmo uma startup com um orçamento apertado pode pagar US$ 50 por mês.
A Aura opera com um modelo de precificação flexível e oferece o tipo de proposta de valor que você esperaria de uma versão em nuvem do produto. A empresa lida com todo o gerenciamento, segurança e atualizações para você. Ele também será dimensionado conforme necessário para atender aos seus requisitos de dados à medida que você cresce. A ideia é permitir que os desenvolvedores se concentrem na criação de aplicativos e deixar o Neo4j lidar com o banco de dados para você.
Os bancos de dados orientados à grafo permitem ver as conexões entre os dados. É a tecnologia subjacente, por exemplo, em um aplicativo de rede social, que permite ver a conexão entre pessoas que você conhece e pessoas que seus amigos conhecem. É também a tecnologia em um site de comércio eletrônico que pode oferecer recomendações com base no que você comprou antes, porque as pessoas que compram um determinado produto têm maior probabilidade de comprar outros produtos relacionados.
Bom, por hoje é só! E claro que daqui a pouco vai ter hands-on de Neo4j Aura por aqui!
Mas se você quiser começar sozinho, comece por aqui: https://neo4j.com/aura/
Um abraço!