Diferenças entre Override e Shadowing com C#

0

A substituição de método é um recurso importante do OOP que permite reescrever uma função ou método de classe base com uma definição diferente. A substituição também é conhecida como “polimorfismo dinâmico” porque a substituição é resolvida no tempo de execução. Aqui a assinatura do método ou função deve ser a mesma. Já quando falamos de método sombra ou shadow method, um método ou função da classe base está disponível para a classe filho (derivada) sem o uso da palavra-chave “override”.

Isto é, o compilador oculta a função ou método da classe base. Esse conceito é conhecido como sombreamento ou ocultação de método. Na sombra ou ocultação do método, a classe derivada (child) tem sua própria versão da função, a mesma função também está disponível na classe base. De uma forma resumida a técnica shadow permite que eu tenha dois métodos com a mesma assinatura, utilizando herança de classes, porém podendo escolher qual implementação eu irei utilizar, se é da classe filha ou da classe mãe.

Em relação aos exemplos e explicação sobre override, você pode acompanhar em: Diferenças entre Overload e Override com c# . Porém irei colocar um breve exemplo aqui:


 
 //Overriding
public class teste
{
        public virtual void obtemInfo(int id)
        {
            //Obtem info padrão
        }
}

public class teste2 : teste
{
        public override void obtemInfo(int id)
        {
            //base.obtemInfo(id);
            //ou - Obtem info em uma nova implementação
        }
}

Veja agora um exemplo do mesmo código acima, utilizando a técnica shadow:


 
 //Overriding
public class teste
{
        public virtual void obtemInfo(int id)
        {
            //Obtem info padrão
        }
}

public class teste2 : teste
{
        public new void obtemInfo(int id)
        {
            //base.obtemInfo(id);
            //ou - Obtem info em uma nova implementação
        }
}

//program.cs

static void Main(string[] args)  
{  
    var a = new teste();  
    var b = new teste2();
    
    Console.WriteLine(a.obtemInfo()); 
    Console.WriteLine(b.obtemInfo());  
}  


Sombreamento versus substituição

Shadow Override
Shadowing é um conceito muito famoso em VB.Net. Também conhecido como método oculto em C#. Usando esse conceito, podemos fornecer uma nova implementação para o método da classe base sem substituí-lo. A substituição nos permite reescrever uma função de classe base com uma definição diferente.
Usando a palavra-chave “new”, podemos fazer a sombra ou ocultar o método. O C# usa a palavra-chave virtual / abstract e override para substituir o método.
A sombra redefine um método ou função inteira. A substituição redefine apenas a implementação de um método ou função.
Nós podemos mudar o modificador de acesso. Não podemos alterar o modificador de acesso. O modificador de acesso deve ser o mesmo que no método ou função da classe base.
Não há controle de uma classe base no sombreamento. Em outras palavras, um elemento de classe base não pode impor ou parar de sombreamento. A classe base tem algum controle sobre a substituição. Usando a palavra-chave abstract, a classe base força a classe child (derivada) a implementar a função ou o método.
Na sombra, a assinatura de um elemento pode ser diferente. Na substituição, a assinatura do elemento deve ser a mesma.


Espero que você tenha entendo um pouco mais sobre OOP com c#. Caso você queira brincar com shadow e override, você pode acessar este fiddle aqui.

Um abraço a todos! 🙂

Fontes: https://stackoverflow.com/questions/392721/difference-between-shadowing-and-overriding-in-c

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com