Microsoft passa o .NET a open-source e lança Visual Studio Community 2013 gratuito

0

O .net da Microsoft é uma framework que simplifica bastante a vida dos programadores, mas que mesmo contando com projectos como o Mono, que a levam a todas as plataformas, é sempre acompanhada por alguma desconfiança por ser algo sob o controlo da MS. Agora, talvez isso deixe ser problema, pois a MS vai tornar o .NET Core open-source.
A passagem deste .NET Core a open-source (no GitHub) irá ser um passo fundamental para dar maior credibilidade ao .net para quem o pretendia usar para projectos open-source, ou em que não pudesse/quisesse estar sob o controlo de uma única empresa. A MS tem também planos de levar o .net oficialmente para a plataforma Mac e Linux; e assim tornar a sua framework mais atractiva que nunca, independentemente da plataforma usada.

Para além disso, também já estão disponíveis as versões preview do novo Visual Studio 2015 e .NET 2015 e que são acompanhadas pelo Visual Studio Community 2013 gratuito que coloca esta poderosa ferramenta de programação ao alcance de todos sem que tenham que gastar euros adicionais.

O novo .NET 2015 vem cheio de novidades e melhorias, algumas das quais poderão evitar algumas dores de cabeça ou o recurso a “batotas” complicadas para lidar com situações simples (por exemplo, já se pode usar a função Await dentro de blocos catch e finally). Sendo eu um grande fã do C#, e tendo diariamente que lidar com muitas das suas peculiaridades quando se está a levar o .NET ao limite, espero bem que esta nova versão me venha simplificar a vida – particularmente a nível da gestão de memória do CLR, que supostamente também estará melhorada e mais eficiente.

Bom, como vocês leitores sabem, o foco principal do blog é aprender sobre a tecnologia .NET, ou seja, iremos ver muito mais sobre ao longo dos dias!

Parabéns a Microsoft pela iniciativa! 🙂

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com