Ferramentas para você medir a performance de WebSites

0

Construir um site não é sobre apenas fazer um layout bonito com uma funcionalidade bacana.
Escalabilidade, confiabilidade e velocidade são três características principais de bons sites.
Desenvolvedores devem manter essas características em mente ao construir seus sites.

Felizmente, existem várias ferramentas gratuitas e pagas disponíveis que podem nos ajudar a testar a carga, velocidade e o desempenho de um site.
Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas dessas ferramentas que eu considero muito eficazes.

Apache JMeter

jmeter
Apache JMeter é, um projeto open source que foi desenvolvido para analisar e medir o desempenho de aplicações de software
Apache JMeter, surgiu em 1998, e é uma das mais antigas ferramentas de teste de carga open source. A versão atual do Apache JMeter é 3.0, lançada em 17 de março de 2016.

Fonte: Apache JMeter

Ele é multi-plataforma feito em Java que pode rodar em Linux, Mac, Windows, Celular da china, cafeteira (você entendeu onde eu quis chegar).
JMeter pode ser usado para testar o desempenho estático e dinâmico de páginas da web, incluindo serviços Web, PHP, ASP.NET, Java, banco de dados e afins.
Ele pode ser usado para simular uma carga pesada em um servidor, grupo de servidores, rede ou objeto para testar a sua resistência ou para analisar o desempenho geral sob diferentes tipos de carga. Você pode usá-lo para fazer uma análise gráfica de desempenho ou para testar o seu comportamento.

Apache JMeter trabalha com as seguintes funcionalidades e protocolos:

  • Web – HTTP, HTTPS
  • SOAP / REST
  • FTP
  • Database via JDBC
  • LDAP
  • Message-oriented middleware (MOM) via JMS
  • Mail – SMTP(S), POP3(S) and IMAP(S)
  • Native commands or shell scripts
  • TCP

 

NeoLoad

neoload

NeoLoad, desenvolvido pela Neotys, afirma ser uma das soluções de teste de desempenho mais rápidos e automatizadas no planeta. \o/

NeoLoad vem em quatro versões diferentes: Free, Standard, Professional e Enterprise. A versão gratuita suporta 50 usuários virtuais com um número ilimitado de testes.

A versão atual do NeoLoad 5.2 já está disponível. Algumas das principais características do NeoLoad, como mencionado no site, são os seguintes.

Rápido. Realista. Poderoso.

NeoLoad é uma solução de teste de carga e desempenho, que de forma realista simula o comportamento atividade do usuário.
Ajudando você com monitores de infra-estrutura para que você possa eliminar gargalos em todas aplicações.

Rápida e automatizada

Usando a GUI ‘scriptless’ e uma série de recursos de automação, NeoLoad permite projetar testes 5-10x mais rápidos,
ajudando a automatizar os testes com o sistema de integração contínua, ajudando você a ser tão ágil como nunca.

Suporta as mais recentes tecnologias Web e Mobile

Com suporte para WebSocket, HTTP/2, GWT, HTML 5,
taxa de bits adaptável para streaming e muitas mais tecnologias,
NeoLoad fornece uma caixa de ferramenta de teste de desempenho completo para web e mobile,para que você possa testar completamente as tecnologias de seus aplicativos.

Veja mais detalhes aqui;

 

Loadster

loadster

Loadster é uma solução de teste de carga, cheio de recursos para sites, aplicações web e serviços web.
Ele é construído para aplicativos web e lida facilmente com cookies, sessões de usuário, cabeçalhos personalizados, dados de forma dinâmica e muito mais.
Loadster simula estados de usuários individuais e reúne estatísticas para cada usuário virtual, separadamente medindo a performance com exatidão.

Carregue teste de seus aplicativos da web para saber de antemão, se seu aplicativo pode lidar com centenas ou milhares de usuários simultâneos. Evitar acidentes caros, lentidão, e tempo de inatividade, simulando condições de pico de tráfego, para que possa encontrar o ponto de ruptura antes que os usuários reais sejam impactados.

Loadster permite executar testes de carga grátis para até 25 usuários simultâneos a partir de sua própria estação de trabalho.

Veja mais detalhes na página do Loadster.

 

Compartilhe.

Sobre o autor

Criador do blog Código Simples e com mais 9 anos de experiência em TI, com títulos de MVP Microsoft na área de Visual Studio Development, Neo4j Top 50 Certificate, Scrum Master e MongoDB Evangelist. Atuando em funções analista, desenvolvedor, arquiteto, líder técnico e gestor de equipes. Mais informações em : http://jhonathansoares.com