Estudo da declaração do tipo de documento HTML, que se especifica na declaração DOCTYPE ao princípio do código.
Neste artigo iremos aprender sobre a declaração DOCTYPE dos documentos HTML.
O W3C (World Wide Web Consortium: www.w3.org), encarregado da criação dos Standard webs, define que os arquivos HTML, XML, XHTML devem ter uma declaração de tipo DOCTYPE que deve fazer referência a uma das três definições do tipo de documento que existem.
Esta declaração deve ser a primeira linha de nosso documento e é necessária para dizer ao navegador que versão de HTML é a que se usa na página. Se não se faz, o navegador processará a página em modo Quirks (modo de compatibilidade) podendo não interpretar corretamente o código da página.
A DTD (definição do tipo de documento) é a estrutura regulamentar, ou seja, os elementos e atributos que estão disponíveis para cada tipo de documento. Para HTML 4.01 (as versões anteriores não são recomendáveis devido a que não são totalmente compatíveis com as Folhas de Estilo), existem 3 tipos de DTD:
- HTML 4.01 transitório
O HTML 4 transitório inclui todos os elementos e qualidades de HTML 4 Strict, porém agrega qualidades “presentational”, elementos desaprovados ou elementos obsoletos. Chama-se Transitional porque está pensado como transição para HTML 4 estrito.
O modo de defini-la é:
<!DOCTYPE HTML PUBLIC \”-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN\” \”http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd\”>
- HTML 4.01 Frameset:
Esta é uma variante de HTML 4 transitório para os documentos que utilizam Frames (molduras).
O modo de defini-la é:
<!DOCTYPE HTML PUBLIC \”-//W3C//DTD HTML 4.01 Frameset//EN\” \”http://www.w3.org/TR/html4/frameset.dtd\”>
- HTML ESTRITO
Se declararmos este DTD, o navegador passará a agir em cumprimento dos padrões (Standards compilam-se). Isto implicará que só possam se usar as etiquetas de HTML 4.01. Este é o modo recomendado pelo W3C, já que é compatível com o CSS e pode ser interpretado corretamente por todos os navegadores, tornando muito mais fácil o passo de nossos documentos ao XHTML que muito possivelmente tenda a substituir ao HTML nos próximos anos.
O modo de defini-la é:
<!DOCTYPE HTML PUBLIC \”-//W3C//DTD HTML 4.01//EN\” \”http://www.w3.org/TR/html4/strict.dtd\”>
Caso queira saber mais, validar seu código e testar seus documentos html, acesse: http://validator.w3.org/
Um abraço a todos! 🙂