No Scrum temos equipes multidisciplinares para a execução das tarefas, dentro de uma equipe Scrum não temos os “famosos” papéis definidos como em outras metodologias, como por exemplo o RUP, onde temos dentro da equipe o Gerente de Projetos, Analista de Requisitos, Arquiteto de Software, Testador, Desenvolvedor e Etc.
Como um dos valores do Scrum é “Indivíduos e Interações mais do que processos e ferramentas” , onde esse valor, acaba refletindo dentro da equipe do Scrum que tem apenas 3 (três) papéis definidos e comprometidos com o projeto.
Product Owner: o famoso dono do produto;
- Representante do Cliente – geralmente desempenhado pelo próprio cliente;
- Responsável pelo negócio;
- Responsável por definir e priorizar os itens do Backlog;
Scrum Master: atua como facilitador e “matador” de impeditivos para o projeto;
- Atua como mediador, facilitador entre o Product Owner e o Scrum Team;
- Seu papel dentro da equipe é de remover impeditivos e obstáculos relacionados ao projeto;
- Assegurar que as boas práticas estão sendo desempenhadas pelo time, de modo que possibilite as metas serem alcançadas.
Scrum Team: Time, veja bem, eu disse Time de desenvolvimento.
- Responsável por entregar a solução;
- Geralmente é composta por 5 a 9 membros;
- Trabalha de forma auto-gerenciada;
- Possui habilidade multifuncionais, fazem todo do ciclo de desenvolvimento (analisar, desenhar, desenvolver, testar e etc);
No Scrum não existem outros papéis, então podemos classificar os demais como envolvidos, por exemplo, parte estratégica da empresa, gerentes e fornecedores.
Para concluir e elucidar melhor a diferença entre os papéis de comprometidos (Equipe Scrum) com envolvidos, temos a fábula do Porco e a Galinha, veja abaixo:
Com base nesta fabula, podemos notar que dentro da parceria proposta o porco estava comprometido, enquanto a galinha estava apenas envolvida. Em suma, assim classificamos o Time Scrum como comprometido com o projeto, todavia as demais partes estão apenas envolvidas.
Fonte: via linkedin
Um grande abraço!