A palavra reservada unsafe denota um contexto sem segurança, o que é necessário para qualquer operação envolvendo ponteiros. Para obter mais informações, consulte Unsafe Code and Pointers (C# Programming Guide).
Você pode usar o modificador unsafe na declaração de um tipo ou membro. A extensão textual inteira do tipo ou membro, portanto, é considerada um contexto sem segurança. Por exemplo, o seguinte é um método declarado com o modificador unsafe:
unsafe static void FastCopy(byte[] src, byte[] dst, int count) { // Unsafe context: can use pointers here. }
O escopo do contexto não seguro amplia-se da lista de parâmetros até o final do método, para que os ponteiros também possam ser utilizados na lista de parâmetros.
unsafe static void FastCopy ( byte* ps, byte* pd, int count ) {...}
Você também pode usar um bloco não seguro para permitir o uso de um código não seguro dentro desse bloco. Por exemplo:
unsafe { // Unsafe context: can use pointers here. }
Para compilar o código não seguro, você deve especificar a opção de compilador /unsafe. Código não seguro não é verificado pelo common language runtime.
// compile with: /unsafe class UnsafeTest { // Unsafe method: takes pointer to int: unsafe static void SquarePtrParam(int* p) { *p *= *p; } unsafe static void Main() { int i = 5; // Unsafe method: uses address-of operator (&): SquarePtrParam(&i); Console.WriteLine(i); } } // Output: 25
Viu como a linguagem C# é cheia de segredos interessantes que acabam sendo úteis em alguns casos?
Artigo de referência: MSDN
Um bom final de semana a todos!
Não deixem de passar no nosso Faceboook.