LocalStorage na minha opinião, é a “evolução dos cookies”. Lógico, que ambos, possuem algumas particularidades que acabam nos levando a escolher um ou outro. Recentemente precisei trabalhar com acesso ao LocalStorage (ou algo similar) no backend e encontrei esta biblioteca: LocalStorage.Net
O LocalStorage é uma biblioteca extremamente leve, sem dependência, com um conceito simples: permite que qualquer objeto .NET seja armazenado em um armazenamento na memória – e permite que ele seja mantido no sistema de arquivos. Ele serve ao propósito de preencher a lacuna onde a maioria dos caches em memória, ou armazenamentos de chave / valor, são muito complexos ou requerem uma instalação ou algum tipo de configuração entediante antes que você possa iniciar a codificação.
O LocalStorage for .NET é inspirado – mas totalmente não relacionado a – localStorage do Javascript; uma biblioteca temporária de armazenamento em cache para necessidades de dados de baixa demanda.
c#
Sua instalação é bem simples: $ Install-Package LocalStorage
O projeto possui um README, junto com vários exemplos, mas deixe-me simplificar o uso com o exemplo a seguir:
// initialize a new instance // (see the README for more configurable options) using (var storage = new LocalStorage()) { // store any object var weapon = new Weapon("Lightsaber"); storage.Save("weapon", weapon); // ... and retrieve the object back var target = storage.Get<Weapon>("weapon"); // or store + get a collection var villains = new string[] { "Kylo Ren", "Saruman", "Draco Malfoy" }; storage.Save("villains", villains); // ... and get it back as an IEnumerable var target = storage.Query<string>("villains"); // finally, persist the stored objects to disk (.localstorage file) storage.Persist(); }
Dê uma olhada no repositório do GitHub para obter informações mais detalhadas: https://github.com/hanssens/localstorage-for-dotnet
Espero que essa dica rápida tenha sido útil. Um grande abraço!