O MongoDB lançou uma nova e boa alternativa para usar (BaaS) Backend como um serviço denominado Stitch. MongoDB Stitch é um Backend como um serviço (BaaS) que permite que você configure facilmente autenticação, regras de acesso a dados e serviços tudo isto oferecido pela Mongo onde sistemas utilizam o MongoDB Atlas, sendo assim, você pode escolher o melhor mecanismo de cluster que funciona para você.
A integração com o Facebook e o Google é relativamente fácil de configurar. A integração funciona com AWS S3, AWS SQS, AWS SES, Pubnub, Twilio, Github, MailGun, Slack e Google GCM. O MongoDB Stitch simplifica esses processos de desenvolvimento e implantação ao remover a necessidade de criar e implantar seu próprio backend.
Prós de usar BaaS
- Economiza tempo: Você poupa muito tempo, principalmente em aplicações que possuem funções já existentes no serviço de BaaS. A maioria dos BaaS fornece recursos como gerenciamento de usuários, armazenamento de dados, consultas, pesquisas e muito mais, o que, basicamente, economiza tempo de tempo.
- Você não precisa de um servidor para executar seu aplicativo: você acaba executando o seu próprio servidor e praticamente não possui nenhuma infraestrutura do backend para alimentar seu aplicativo.
- Tempo reduzido para release: você não precisa de um desenvolvedor de backend para codificar seu aplicativo e conectá-lo ao banco de dados, logo você consegue entregar o seu produto com maior facilidade.
De maneira resumida, você utiliza serviços já existentes no mercado como disparo de e-mails, sms, notificações em celular e conecta com o MongoDB de maneira transparente. Atualmente você pode se integrar nativamente para IOS e Android ou via uma API Restful disponibilizada em Javascript.
A plataforma ainda disponibiliza um plano FREE e sem necessidade de cartão de crédito, o que é suficiente para POC”s e aplicações de laboratório ou pequeno uso. Stitch vem com um nível gratuito que a empresa disse que deveria cobrir a maioria dos ambientes de desenvolvimento, teste e QA, enquanto os preços regulares são baseados na quantidade de dados que são transferidos para aplicativos front-end, com US $ 1 por GB. Durante o programa beta, no entanto, os primeiros 25 GB por mês são gratuitos, com a empresa reservando o direito de alterar o limite para a camada livre depois que o Stitch se tornar geralmente disponível.
Mais informações estão disponíveis na documentação Stitch, que inclui uma série de tutoriais que cobrem o desenvolvimento de aplicativos e plataformas web.
Logo mais iremos realizar algum “hello word” com o Stitch e exemplos de como utilizar a plataforma! 🙂